quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Design Discreto


O bom design costuma ser discreto porque precisa dar ênfase ao seu propósito. Hoje o design não se limita mais a um papel, é um conceito de criação que se aplica a roupas, jóias, websites, impressos, placas de trânsito e outras coisas que se destinam a serem usadas pra muitas coisas e pessoas.

Mais pra frente vamos falar mais sobre a história do Design e das Artes Visuais porque este é um blog sobre cultura e consciência, mas vamos com calma! Definir o que é Design é um exercício que deixamos para os nosso professores enfatizarem.




Trabalhar com Design é uma solução muito recorrente para diversos ramos da indústria moderna porque ele permite controlar melhor a mensagem contida no que está sendo feito/vendido e como o usuário interage com o produto final. Pra falar de forma rápida, o Design é a arte de resolver problemas e preservar uma boa aparência. Esse post é pra falar sobre como uma peça é simples, e como é fácil de chegar lá.
Como exemplo final, vamos sempre pensar em uma capa para a entrega de um trabalho escrito na escola.

Menos é mais

Mies Van Der Rohe foi um arquiteto alemão professor da Bauhaus e ficou famoso pelo seu International Style. O Arquiteto voltou sua obra ao racionalismo, suas concepções arquitetônicas envolviam uma depuração absoluta da forma. Por isso ele costumava dizer que "Menos é Mais"

O Conceito do trabalho deve ser trabalhado de forma clara e objetiva, sempre colocando as necessidades do usuário a frente das de criação. Usar qualquer elemento sem necessidade é sempre poluir e desviar a atenção do que realmente importa. Se o conceito for mal trabalhado e o trabalho não atingir seu objetivo, não adianta insistir em incluir elementos, o segredo é tirá-los.

Descartar elementos sempre cria um ar de sobriedade e sofisticação, o que sempre ajuda o usuário a entender seu produto de forma instintiva. Por exemplo este famosa cadeira. As inclinações dela permitem conforto e concentração á quem sente nela. Perceber pra serve um trabalho antes de executá-lo é uma boa dica deixada pelo alemão.



Cadeira de Der Rohe, peça famosa de Design International Style.

É é o conceito mais básico de Design, e pra aplicá-lo na nossa Capa de Trabalho, pense assim: escolha só um tipo de fonte e um lado da página pra alinhar todas as informações. Ponha título em tamanho maior, pra dar destaque, e o resto em um único tamanho de fonte. Pronto. Sem desenho, sem traço, nem linhas. Ficou limpo e elegante, né? E deu bem menos trabalho pra fazer.


Espaço Negativo

Nem sempre é preciso preencher todo o espaço oferecido para o projeto. O espaço em branco, que é chamado também de espaço negativo, é tão importante quanto o espaço preenchido. É preciso deixar, as vezes, que o olho complete sozinho o que já está vendo. O espaço positivo sempre será dominante no projeto, mas ele pode, as vezes ser completado com o espaço negativo. 

"Deixar que outro desenho exista onde não há desenho é uma teoria que veio da Alemanha, mais uma vez, que afirma que a soma das partes é maior que o todo. A teoria foi desenvolvida na psicanálise, que passo para as artes plásticas depois. A palavra Gestalt não tem tradução literal para o português e se refere a um processo de "dar forma ao que é colocado diante dos olhos".

Ilustração para a história da chapeuzinho vermelho (Little red riding hood em inglês)

Esse conceito de Design é muito usado em logomarcas famosas, porque aguça o cérebro de modo a estimular a lembrança. E os publicitários e o pessoal do Marketing adora que algo fique na memória de seu consumidor por um tempo.

Como exemplo, o Logo da WWF

Esse é um conceito mais pesado pra aplicar na nossa Capa de Trabalho, mas vamos lá: pense que o título do trabalho é "Pense Limpo", duas palavras que têm a mesma quantidade de letras. Então vamos fazer assim, como antes, manter tudo com a mesma fonte e alinhado a esquerda. mas vamos dar um ar mais charmoso pra essa capa? Deixe o título em duas linhas, onde está escrito "Pense" não mude nada. Onde está escrito "Limpo" troque a cor da fonte pra branco e coloque uma faixa preta em baixo da letra, atravessando a folha toda. Não gostou? Tente aumentar ou diminuir a fonte do título um pouco.


O Contraste

Nossa mente sempre fica em paz quando tudo está em equilíbrio. O contraste é feito sempre pensando nisso, em equilibrar a atenção e diversificar o olhar. Em tipografia, por exemplo, sempre se diz que uma fonte sem serifa acompanha uma fonte serifada, porque as duas se contrastam, ou seja, as duas chama a atenção quando estão juntas, e podemos diferenciar o objetivo de cada informação, sem sair de um todo.

Okay, com calma agora! Se uma apresentação foi escrita com fonte serifada, que é mais fácil de ler muito do que uma fonte sem serifa, os títulos ou outras áreas de destaque podem ser feitas com fonte não-serifada. Faça um teste com seu próximo texto de Word: Deixe tudo em arial ou times new roman e mude a fonte do título para Impact.


Existem muitos de contraste que podem ser aplicados em um bom design de forma a sempre mantê-lo discreto, ou pelo menos limpo e sofisticado.


O contraste por cor, que pode também acontecer com verde e vermelho, dependendo das tonalistas, como em uma celebração de natal. Existem muitas cores que contrastam entre sí, o segredo é misturar as cores quentes com as cores frias. Cada cor quente tem uma oposta fria, de acordo com esse gráfico aqui em baixo. O Verde é complementar do verme, por isso eles estão em lados opostos no gráfico.



Viu o laranja? O oposto dele é o azul, e dois tons estão presentes no logo do Banco Itaú, por exemplo.

As formas também podem contrastar em uma peça de Design, por exemplo, misturar formas arrendondadas com quadradas, pontudas com onduladas, texturas e partes lisas ou qualquer outra mistura de opostos. Como exemplo, essa luminária quadrada com círculos vazados por onde sai a luz. Repare que o fundo também contrasta um pouco com a luminária, porque ela é toda lisa e o fundo tem umas listras, formando uma textura, parecida com um edredom.



Pra nossa capa de trabalho, volte lá no título e olhe pra ele. Achou ai o contraste? É isso mesmo, é um contraste de cor, de preto e branco. Quer dar mais uma diferenciada? troque tudo para maiúsculo, "PENSE LIMPO"


Mais aqui e aqui.

Curtiu? Comenta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário