O designer Outmane Amahou criou uma série minimalista que retrata os movimentos artísticos mais importantes da história da arte. Ja estávamos devendo um post explicando um pouco da História da Arte, em breve teremos uma do Design, então aproveitamos as peças do Outmane para explicar um pouco.
De forma breve, vamos falar sobre a história da arte aqui e
mostrar de onde foi que o artista retirou suas inspirações para sua populas
coleção.
Renascimento
Movimento
surgido no século XIX que destacava a composição lógica. A ocupação do espaço
na tela é sempre centralizada, os movimentos são sempre contidos e existe uma
busca na perfeição da recriação da realidade e na sua descrição. Esse movimento
tomou conta de muitas vertentes das artes além das artes plásticas, alcançou a
literatura, a música, a escultura e outros. O Renascimento é influenciado e
acaba por influenciar também outras ciências. É nessa época do mundo em que
estão sendo traçadas rotas de navegação que mais tarde refletiriam na
descoberta de novos continentes, além de claros avanços na construção de armas
e máquinas. Como exemplo o mestre LeonardoDavinci e sua Gioconda.
Além do sorriso, observe a posição das mãos, que é caraterística do movimento.
(Alámo é uma espécie de madeira)
Fauvismo
Entre o fim e o começo do século XX, a ciência das Artes Plásticas foi tentada com uma nova proposta: recriar a pureza, o equilíbrio e a serenidade da natureza. Ela foi cumprida com certo primor pelo francês Henri Matisse, que abusou das cores e intensidades em seus quadros , levando a crítica a comparar ele e seus colegas á feras (em francês Fauves). Era como a recriação do primordial e primitivo.
As figuras não são reais nem proporcionais, os elementos são todos primitivos, bem como as cores. E formas que lembram folhas pré-históricas, será?
Surealismo
Estilo desenvolvido primariamente por Salvador Dali. Paisagens oníricas e temas universais compõem os preceitos para este movimento artístico. Começou a quase 100 anos atrás, durante o Modernismo Europeu e até hoje influência filmes e ilustrações. Como exemplo o filme A Origem e um post sobre as fotos de Brooke Shaden que deixamos aqui.
Dali abordou inúmeras questões em suas pinturas. Talvez todas sempre serão universais, mas falar sobre o tempo e como nós percebemos ele passar seja sempre uma tema universal e transcendental: é um tema abordado em qualquer lugar, em qualquer época.
Cubismo
Desconstrução de figuras através de formas geométricas era
o princípio desse movimento. Pablo Picasso é o grande nome que vai produzir telas e desenhos com base nisso até os anos 70, quando falece. O movimento se
inspirou em máscaras de origem africana, e defende que a África é origem de
todas as coisas, porque foi o primeiro continente habitado por seres humanos. Ainda
existem dúvidas quanto a isso na ciência moderna, mas era o que havia de mais atualizado
nos anos 1920, quando foi iniciado o Cubismo.
O cartaz de Amahou (o azul do lado esquerdo) mostra na verdade duas figuras. Observe como o olho pra fora da área branca complementa um rosto que beija.
Expressionismo
Nascido na Alemanha no começo do século XX, esse movimento
tratava de demontrar as angustias e medos da mente humana. Carregando os pinceis
de tinta colorida, os artistas desse movimento se despediam da forma clássica
usada anteriormente e compunham com cores e forma irreais que tendiam à
manifestação extrema dos sentimentos. O pintor mais clássico é Edward Munch,
que pintou o famoso O Grito.
O que mais marca no expressionismo alemão de fato são as cores. Olha como o laranja realmente predomina na tela original.
Futurismo
Força e movimento eram as bases para esse movimento também
iniciado no século XX. No começo do século foram criados 5 movimentosartísticos que abalariam a estrutura de toda a cadeia artística ao redor do
mundo. O Futurismo afirmava que a arte era a poder para a evolução das máquinas
e que a velocidade deveria ser venerada como a nova deusa moderna. O passado e
suas diferenças deveriam ficar na era em tinham importância e aconteceram. O Futuro pertence a tecnologia, à sua velocidade e força. Um tanto militar e burguesa, mas nenhum outro movimento da época colocou seu olhar sobre a produção industrial e seus desdobramentos como fez o futurismo.
Amahou desenha um carro de corrida de fórmula1, o que pode nos parecer muito justo, porque talvez não houvesse esse tipo de competição humana aliada á máquina, não fosse esse manifesto que as une como unha e carne.
Dadaísmo
O termo “dadaísmo” vem da onomatopeia “Gugu-dadá” que é atribuída à
fala de bebês. A proposta é que os artistas se desprendam de tudo que já é
conhecido e possam criar qualquer coisa. Marcel Duchamp foi o maior expoente do
estilo. Ele inscreveu sua escultura chamada “A fonte” para um concurso de arte
nos Estados Unidos. Ela foi rejeitada pelo júri sob a alegação de que não era
artística o suficiente. A decisão do júri repercutiu sob os quatro cantos do
mundo, deixando Duchamp ainda mais em voga.
"A Fonte" na verdade é um urinol, de marca desconhecida, posto ao contrário. Urinol é o mictório dos banheiros masculinos. A criação e rejeição da obra causa um frisson que repercute até hoje: O que é, afinal, a arte e como definir o que faz parte dela ou não. Mas isso é assunto pra outro Post.
Cores e Formas são os principais elementos desse movimento que
começou na Inglaterra, no estúdio de um intelectual chamado Andy Warhol. Marlyn
Monroe, Mao Tse Tung e Jonh Lenon foram alguns dos modelos que teve e explorou
em suas pinturas. O movimento surgiu durante os anos 60 e fez muita referência
política á Guerra Fria que se desenrolava no cenário mundial da época. Numa
crítica ao consumismo desenfreado da Inglaterra, Warhol produziu 32 rótulos daSopa Campbell, marca consumida pela classe trabalhadora da época, que imitavam
os originais e os colocou a venda por preços exorbitantes na Galeria Ferrus.
Seus 32 rótulos tiveram o preço aumentado durante a exposição, tamanha foi a
procura. Ele entendia que as pessoas davam mais valor a embalagem do que ao
conteúdo dos produtos.
Como sempre, havia os que gostavam e os que não gostam de
todos os quadros no mundo. Os orientais dizem que os ocidentais são muito
barulhentos em suas transformações artísticas, os europeus que os americanos
são muito preocupados com as vendas, e as opiniões negativas sobre a arte
sempre tentem a se espalhar pelo globo. A Arte pura, na opinião de Mondrian e
seus colegas, quando a arte fosse absolutamente pura, ela elevaria esses tipos
de comentários. A Arte pura viria do intelecto e não da natureza. Sobre essa égide eles lançaram uma revista chamada De Stijl que
circularia pelo Europa e difundiria os princípios de que formas e cores
primárias eram o que havia de necessário para agradar á qualquer olhar.
As principais características do movimento, que depois foram transferidas para a arquitetura, estão no retrato de Amahol: as cores puras (magenta, cyan, amarelo, preto e branco) e as linhas grossas compondo ângulos de 90 graus. Se você não gostar de neoplasticismo, o nome acadêmico do movimento, vai temm que concordar que ele no mínimo ele não incomoda. O mérito é esse.
Minimalismo
O Movimento nasceu no início dos anos 60, nos Estados
Unidos. Consistia em usar o menor número
de elementos possíveis em uma
composição. Por isso que no começo do Post essas criações são chamadas de
Design Minimalista, porque usam pouco para falar muito. Daí o tamanho enorme do
post, explicando tudo.
Os minimalistas acreditam que a intenção de uma obra é mais relevante que o material usado. É uma vertente que aproxima o Design e a Arquitetura das Artes Plásticas. O Movimento se repercute com força nos anos 60, uma época em que as Artes, de uma forma geral, começam a convergir para um mesmo ponto. As artes cênicas (teatro), as Plásticas, as Literárias (livros) e mesmo os estudos mais lógicos como Design e Arquitetura, começam a discutir temas em comum e a serem transformadas em coisas novas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário