quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um pouco sobre 3D

O pessoal anda vindo pra cá pra CTC sem conhecer muito da Modelagem 3D, nem pra que serve, nem como usar, então vamos falar um pouco.

A modelagem 3D é um modo de desenho que abrange muitas áreas de projetos gráficos, podendo ser utilizada desde projetos de Arquitetura e Urbanismo á montagem de peças e máquinas em Engenharia. Ela também está presente em aplicação de efeitos especiais para cinema, desenvolvimento de personagens e cenários e games e fotografias.

Um método de desenho

Sim, é um desenho gráfico que abrange três dimensões. De forma rápida podemos falar que um desenho em duas dimensões ocupa somente uma folha de papel, enquanto que um desenho em três dimensões é como uma escultura digital, ela pensada em volume além de espaço. Pense que um desenho 2D, de duas dimensões, é como uma planta de apartamento e o desenho 3D, de três dimensões, é uma maquete do mesmo apartamento. Pra explicar um pouco mais selecionamos esse tutorial do Hardware.com.br



Existem muitas outras modalidades de desenho para todos esses projetos e a Modelagem 3D é muito procurada por ser uma forma um pouco mais rápida e precisa pra quem não precisa de um protótipo material para apresentar, mas de algo digital que possa ser quantificado e medido em muitos lugares ao mesmo tempo.

Como o 3D é um tipo de ilustração que se aproxima de uma realidade com facilidade ele também é muito procurado por agencias de publicidade, ás vezes é mais barato desenhar um protótipo do que fotografá-lo (por incrível que pareça). Pensa-se assim; um fotógrafo profissional para fotografar um veículo, por exemplo, precisa ou de uma miniatura no estúdio ou do próprio carro dentro de um grande estúdio. Depois ele precisa de uma equipe para preparar os holofotes e rebatedores que são necessários para as que a foto fique com boa qualidade. Um ilustrador em 3D pode desenhar a maquete do carro em detalhes com perfeição, sem nem mesmo precisar tratar a fotografia no final do processo. Muitos olham isso como uma grande vantagem.



Essa é uma ilustração 3D da  Anne Hathaway que fez a mulher gato no ultimo filme do Batman, para o jogo de videogame que deve sair até o fim do ano. Essa ilustração está aqui num post super legal que o Garotas Nerds colocou no ar, mostrando como ela foi feita. Vale a pena conferir.

Efeitos computadorizados

Os mais modernos efeitos que vemos em filmes atuais, sobretudo os de ação, são feitos em 3D e muitas vezes são totalmente animados no computador. Um modelo legal pra colocara aqui é o Golum, personagem de O Senhor dos Anéis, que foi totalmente feito no computador e aplicado durante a pós produção do filme.  Existia um ator com roupas brancas que interpretava os movimentos do personagem e também a voz. Depois de desenhado, o boneco 3D do Golum aprendeu a fazer os movimentos que o ator tinha designado e então ele foi animado.



Um outro exemplo que trouxemos pra vocês é o novo filme do Homem Aranha. Separamos esse post do blog do Allan Brito que mostra também como ele foi feito.

É isso pessoal, qualquer dúvida sobre os cursos podem deixar um comentário ou entrar em contato com a agente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário