terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que web designers podem aprender com videogame


Achamos um post legal  no Smashing Magazine, que fala de duas das aulas que temos aqui, Web Design e Game Design.

Games estão cada vez mais entrando na Web e a Web, por sua vez, está entrando no reino dos videogames. Quer uma prova? Dá uma olhada pela Resposta do Yahoo, perguntas aleatórias são postadas e a resposta mais votada ganha pontos de crédito que ficam visíveis em seu perfil. Isso é um sistema de classificação e acumulação que estimula os integrantes a responder e perguntar cada vez mais. Isso funciona por causa do mecanismo de recompensa e desafios oferecidos pelo sistema do Respostas do Yahoo é o mesmo oferecido em muitos jogos. E este é o ponto de partida para a nos perguntarmos
O que designers podem aprender com games?

Interface de jogos precisam ser altamente intuitivas, capazes de executar um grande numero de ações repetitivas com o menor número de clicks possível. Eles precisam ser atraentes e engajados, de forma que as pessoas possam gostar dos jogos. Uma boa interface de jogo permite ao usuário interação, as pessoas que jogam querem que o jogo aconteça sem que elas precisam sair da fantasia oferecida ali.

Screenshot
Mesmo games antigos, como o Prince of Percia (acima) a capacidade limitada do sistema forçava os game designers a serem criativos ao trabalhar os padrões do jogo. Com mais recursos disponíveis hoje, encontramos jogos feitos com uma técnica mais aprimorada.

Da mesma forma, internautas ao redor do planeta querem que a interação com a web seja mais intuitiva e interativa, de forma que a navegação tenha o menor número de clicks e rolagens possível. Na verdade, Web Designers podem aprender muito com interfaçes de videogame. O uso de ferramentas para a criação de jogos pode dar mais personalidade ás paginas desenvolvidas pelas web designers.  Páginas fácies e divertidas de usar podem levar o usuário a ficar mais tempo nela, ou mesmo a repetir a visita, o que pode se converter em receita para o site!
Não é mais surpresa, agora, que vemos crescendo o número de páginas feitas com padrões sofisticados de navegação, como CSS e JavaScript, aumentando seus bibliotecas de ferramentas. Se isso é bom ou mal é assunto para outro post, por hora, vamos ater que a mistura entre web design e games tem dado muito certo.
O exemplo que demos do mecanismo de recompensa do Resposta Yahoo mostra que a mistura é conceitual e não somente técnica. 
Confira o post original em inglês aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário