terça-feira, 7 de agosto de 2012

Acidentes Domésticos: o que fazer?

Acidentes domésticos acontecem nas melhores famílias e nem sempre sabemos o que fazer. A melhor prevenção é saber o que fazer quando eles acontecerem. Ano passado o Fantástico publicou algumas dicas com o Doutor Drauzio Varela. São 6 episódios, cada um com 10min de duração aproximadamente, que formaram a série "Acidentes Domésticos, o perigo dentro de casa"

O primeiro vídeo é sobre queimaduras. O doutor explica que existem 3 tipos de queimadura, para os três casos, o procedimento indicado é jogar água fria em abundância, secar levemente e proteger. O doutor também afirma que não se pode estourar as bolhas, caso elas apareçam.



O segundo episódio vai falar de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. O veneno pode causar dores, vômito, tonturas, tremores e até convulsão. Varela indica que não se deve cortar ou furar o local do corte, tão pouco sacudir quem foi picado. Deve-se manter o membro picado a cima, em relação ao resto do corpo, apoiado em algum travesseiro ou almofada e tentar capturar o bicho que mordeu e levá-lo junto com a pessoa pro hospital, mesmo que o animal esteja morto.


O episódio número três fala sobre cuidados com quem caiu, com atenção á quem cai de escadas. O doutor mostra como fazer talas improvisadas em pés, além de mostrar o modo certo de resgatar alguém que teve fraturas na coluna.



O quarto episódio da série mostra primeiros socorros pra quem acaba se deparando com um choque elétrico. A vítima de choque elétrico precisa de tentativas de reanimação e o Doutor mostra aqui no vídeo como fazer, além de outras dicas pra ajudar numa hora dessas.


O penúltimo episódio fala sobre ferimentos com objetos pontudos que acabam ficando profundos. Quando isso acontece o certo é estancar o sangramento e seguir para um hospital. Mais dicas no vídeo.


O ultimo episódio da série fala o mais perigoso dos acidentes: Infarto e Derrame. Esses sim nunca sabemos quando vai acontecer. Queimação, dor no peito, dor de um só lado do corpo, falta de ar e confusão mental são os sintomas típicos dessas doenças, que requerem socorro imediato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário