segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cor de pele em escala Pantone

Raca é um tema complexo. Um número alto de artistas está tratando dos tantos tons que existem entre o preto e o branco. E hoje trazemos Humanae, uma série de retratos pela pela fotógrafa e designer carioca Angelica Dass que aplica o Sistem de Reconhecimento de Cor Pantone á cor de pele das pessoas.



Pantone é o nome de uma fabricante de tintas especiais famosa no meio gráfico. As impressoras offset, que são aquelas grandonas das gráficas, usam tradicionalmente 4 cores de tintas em seu sistema de impressão: Cian, Magenta, Amarelo e Preto. Uma grande gama de cores é impressa da combinação em porcentagem destas quatro cores. As tintas Pantone são diferentes disso: elas são da cor que será impressa, garantindo uniformidade em todos os impressos. A artista conseguiu encontrar os tons da pele nesta escala e realizou esse trabalho.



Em entrevista para a Co.Desing, site referência norte-americano, Angélica disse que se inspirou na arvore genealógica para compor esse trabalho. "Sou neta de imigrantes de Cabo Verde, filha de negros adotada por brancos."



Ironicamente, Dass recebeu alguns feedbacks que questionavam a falta de diversidade em seus modelos fotográficos. Todos os modelos foram fotografados em dois festivais de arte - o Rojo Nova em Barcelona e o Festival De Las Artes em Madri, resultando no que pode ser entendido como escolha limitada. Ela comenta ainda que gostaria de fotografar amigos ao redor do planeta porque Humanae ainda está em construção.

















Mais você encontra aqui  e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário