terça-feira, 19 de março de 2013

Projeto de Pintura em Camiseta - Últimos dias!


O projeto de pintura em camisetas proporciona aos jovens acolhidos pela Casa Taiguara e outros abrigos e casas de acolhida da região central de São Paulo, uma oportunidade de oferecer uma alternativa de efetivo aproveitamento do tempo de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos e instituições especiais.
Alguns desses jovens costumam ficar nos serviços por um curto período e acabam voltando para as ruas, por que os mesmos não são atrativos e geralmente desenvolvem apenas serviços assistenciais básicos.
A alta rotatividade dificulta ainda mais o trabalho realizado pelo abrigo e foi pensando na inserção social e cultural através da arte, e em como cativar esses jovens que criamos o projeto de pintura em camisetas,  pois além de estimular a criatividade, ampliar o conhecimento e abrir novas oportunidades, a oficina  pode facilmente estimular a autoconfiança, desenvolver o gosto estético e os aspectos físico, intelectual, cultural, emocional e perceptivo da criança e do jovem, e ele passará a  compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação.
Nos aspectos sociais, o projeto tem como objetivo,  estimular a integração social entre os jovens, crianças suas famílias e a sociedade, promovendo re contribuir para a formação e o desenvolvimento da vida comunitária.
O projeto vai atender cerca de 40 crianças e jovens dos serviços de acolhida e também da própria comunidade do Bixiga, região onde se encontra um grande número de crianças nas ruas, ou que vivem em cortiços. A realidade de moradias precárias acaba favorecendo o grande número de crianças expostas à criminalidade e à vulnerabilidade social.
A oficina será desenvolvida na Casa Taiguara de Cultura, centro cultural e educativo para crianças e adolescentes, jovens e adultos, principalmente dos bairros centrais da cidade desde 2008. As aulas terão 2 horas de duração e acontecerão duas vezes por semana, somando 4h/semanais e 16h/mensais.
O curso terá duração quadrimestral e ao final do curso, os alunos terão a opção de levarem suas camisetas para casa ou para outro serviço, de acordo com encaminhamento realizado pela entidade, e também de participar de um bazar/exposição realizada na própria Casa Taiguara de Cultura, na Mostra CTC de Artes, que acontece sempre ao final de cada semestre. Apoie esse projeto e venha participar também da exposição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário